Projeto Termovisão da unidade iTec/FURG assina contrato com maior fabricante de aços do país

27 de agosto de 2021 Por admin

Tecnologia visa desenvolver produto de elevado desempenho e com baixa emissão de poluentes e de custos

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de um novo aço de elevado desempenho, o qual apresenta grande potencial de reduzir peso e, portanto, perdas com uso de combustíveis, emissão de poluentes e redução de custos industriais, o projeto “Termovisão: Plataforma de software e hardware para controle de qualidade de juntas soldadas, voltada à otimização de soldabilidade, tenacidade à fratura e corrosão” teve seu contrato assinado junto a ArcelorMittal do Brasil (AMB), no dia 13 de agosto. Esse é mais um projeto aprovado no âmbito da unidade iTec/FURG.

A AMB é a maior fabricante de aços no país (12,5 milhões de toneladas/ano), empregando cerca de 17 mil pessoas em seis estados, atendendo às demandas dos mercados doméstico e internacional. E é neste contexto que o projeto Termovisão propõe o desenvolvimento de hardware e software baseado em visão computacional e ciências de dados para monitorar a soldagem deste novo aço, de forma a correlacionar sua soldagem, resistência à corrosão e propriedades mecânicas.

De acordo com a coordenadora, professora Henara Murray, da Escola de Engenharia (EE) da FURG, o contrato assinado – com vigência até julho de 2023 – trata-se um projeto de pesquisa e inovação tecnológica, que representa o importante papel da universidade pública para com a sociedade pela contribuição ao avanço do parque industrial nacional.

E completa ressaltando que, “temos plena convicção que o desenvolvimento deste projeto será um marco na integração entre a pesquisa realizada na FURG com o setor produtivo. Representa uma importante colaboração entre a Escola de Engenharia e o Centro de Ciências Computacionais dentro do âmbito do iTec/FURG e terá impacto extremamente positivo nos cursos de pós-graduação envolvidos. A automação e a ciência de dados aliadas à engenharia mecânica serão ferramentas importantes que contribuirão para o desenvolvimento de aços de alto desempenho, reduzindo peso de componentes mecânicos, custos e emissão de poluentes, o que representa uma grande contribuição à sociedade. Temos certeza de que esta será a primeira de muitas iniciativas de sucesso nessa direção”.

O projeto Termovisão, além da coordenação da professora Henara, tem na equipe os professores Kleber Eduardo Bianchi (EE), José Henrique Alano (EE), Daniel Souza (UFG), Emanuel da Silva Diaz Estrada (C3), Cristiano de Azevedo Celente (EE), Thaís Andrezza dos Passos (EE), Bruno Soares Laner (EE), Jorge Airton Badin de Oliveira (EE), Patrick da Silva Baldez (C3), mais dois estudantes de mestrado e um de graduação.

iTec/FURG

O iTec/FURG – Centro de Robótica e Ciência de Dados é uma unidade de inovação tecnológica credenciada junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), voltada para sistemas robóticos e automação, visão computacional e ciência de dados. O seu principal objetivo é incentivar o desenvolvimento tecnológico do país pelo incentivo a projetos de colaboração entre universidade e empresas do setor produtivo.

Por Fernanda Cadaval