A Direção do ITEC – Centro de Robótica e Ciência de Dados da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, no uso de suas atribuições, torna público o Edital 088/2025 – vaga para para iniciação científica, para atuar como bolsista, nos termos do presente Edital.
Edital 088/2025
01 Vaga para Iniciação Científica – Inscrições até 16/12/2025
Valor da bolsa por projeto – R$1300,00
CH: 15h (semanais)
Requisitos (obrigatórios):
- Estar matriculado em curso de graduação em Computação ou afins (de acordo com as diretrizes curriculares nacionais do CNE).
- Sistemas Linux para infraestrutura computacional (nível intermediário);
- Redes de computadores (TCP/IP, DNS e firewall).
Conhecimentos desejáveis:
- Metodologia ágil;
- Python ou outra linguagem de programação;
- Versionamento de software (Git);
- Computação em nuvem;
- Virtualização / Conteinerização;
Soft Skills Desejáveis:
- Trabalho colaborativo;
- Disponibilidade para reuniões em horário comercial (daily e weekly meeting);
- Facilidade de comunicação.
INSCRIÇÕES:
Para realizar a inscrição no processo seletivo, o(a) candidato(a) deve preencher o formulário disponível através do seguinte link:https://forms.gle/kmpS9Xa7PZDDyb9Z8
A SELEÇÃO:
- A seleção será baseada nas informações do formulário de inscrição e na análise do currículo, bem como na disponibilidade de horário e no desempenho na entrevista.
- A divulgação dos selecionados para a etapa da entrevista está prevista para o dia 22/12/2025 e será feita no site da unidade iTec/FURG (http://itecfurg.org/), sendo o contato para agendamento da entrevista feito por e-mail.
- As entrevistas serão realizadas de forma remota.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Serão considerados critérios de avaliação os itens que compõem os requisitos e os conhecimentos desejáveis da vaga, além de experiência profissional, experiência em projetos de PDI, capacidade de síntese de informações, tempo disponível e domínio de idioma estrangeiro.
CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:
A realização das etapas do presente cronograma do processo seletivo poderá sofrer prorrogações, suspensões ou até mesmo cancelamentos, a critério da Coordenação de Gestão de Pessoas. Contudo, caso ocorra, será comunicado através do site da unidade: itecfurg.org

DA CLÁUSULA ANTI NEPOTISMO
É vedada a contratação direta ou indireta de familiares dos Agentes Públicos que exerçam cargo ou função de confiança, envolvidos na execução deste Projeto, nos termos dos Arts. 2º inciso III e 7º do Decreto nº 7.203, de 04 de junho de 2010.
Parágrafo único. A relação de parentesco de que trata o Caput inclui cônjuge, companheiro ou parente, em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
- Não é possível realizar contratação de qualquer candidato que possua um vínculo empregatício CLT com a FAURG.
- O contrato com o projeto pode ser rescindido a qualquer momento por qualquer das partes.
- A modalidade de contratação, a carga horária, o turno e a remuneração poderão ser alterados supervenientemente, mediante solicitação do coordenador do projeto, em caso de alteração na qualificação do selecionado(a).
- O coordenador do projeto deverá encaminhar a solicitação à Direção da unidade iTec/FURG indicando as alterações e a respectiva justificativa.
- A seleção não garante a contratação, visto que depende da disponibilidade de recursos do projeto.
Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do seguinte email: itec_cogep@furg.br

